O controverso “I feel pretty” – trazudo para o Brasil como “Sexy por Acidente” está prestes a estrear e o Shinobi Spirit já conferiu o filme e conta aqui para vocês como foi.

Quando o trailer do filme estreou provocou no público uma reação adversa daquilo que a equipe pretendia – muitos criticaram a maneira que o filme abordou a questão dos padrões de beleza zombando das pessoas com peso acima dos padrões de beleza impostos e que não se enquadravam em corpos magros, malhados e bem torneados. Em entrevista para a Reuters Television a atriz protagonista Amy Shumer disse que as pessoas interpretaram mal o que o filme quer passar, que na verdade é uma mensagem de autoestima, autoaceitação, que a questão é como você é e como você se aceita, não como outras pessoas além de você fazem isso. A reação negativa não desanimou Amy, que disse que isso a deixou otimista e animada pois as pessoas verão o filme e não terão mais essa ideia negativa. De fato, “Sexy por Acidente” passa uma mensagem geral de como a autoestima é importante e fundamental para uma mulher. A grande controvérsia do filme é como ele atinge essa mensagem.

A comédia é bem leve, irreverente e foca na vida da protagonista Renée Bennet, uma mulher solteira, que vive em Nova Iorque e que para os padrões de beleza é considerada ‘cheinha’. Ela sofre muito com isso, se deprecia a todo momento, anda mal arrumada e faz o que pode para emagrecer. Em um surto de desespero, ela recorre a uma fonte perto de sua casa, joga uma moeda e deseja que sua vide mude instantaneamente. No outro dia ela vai a uma aula de ‘spinning’ na academia, bate a cabeça quando cai da bicicleta e passa a se enxergar super linda como sempre quis, mesmo que exteriormente nada tenha mudado. As pessoas estranham muito essa atitude de Renee que muda totalmente a maneira de se enxergar e a forma como trata as pessoas, tudo fruto de sua nova autoconfiança após bater a cabeça. Sob esse olhar novo da personagem o filme indica que o único obstáculo das mulheres é sua própria autoestima e não os padrões de beleza definidos pela sociedade, que são mais evidenciados do que nunca durante o filme com a linha de cosméticos elitizada ou a aula de ginástica onde só há pessoas magras etc.

Essa é a grande falácia do filme – no mundo real é fato o quanto as mulheres são discriminadas em seus empregos, que as mulheres diferentes dos padrões estéticos definidos pela moda e pelas redes sociais são escrachadas (até no filme isso também acontece) e que no mundo real elas podem ter a melhor autoestima do mundo que a opinião alheia não muda do dia pra noite como o filme retratou. Fora isso, o filme ressaltou mais o talento inegável de Amy Schumer que viveu brilhantemente a personagem mesmo com o roteiro não muito desenvolvido. Destaques também para Kendall Jenner, Naomi Campbell e Michele Williams, esta última com uma atuação inesperada, caricata e em muitos momentos hilária. Logo, lembrando que é uma obra de ficção e que no mundo real tudo as coisas não acontecem daquela forma, o filme é uma comédia leve e engraçada para dar boas risadas das trapalhadas e dramas da vida da personagem de Amy Shumer .

 

Critica: Michelle Roque

 


Sexy Por Acidente –
(I Feel Pretty)
Estreia nacional: 28 de junho

Sinopse – Sexy Por Acidente

Em “Sexy Por Acidente” uma mulher comum que luta com sentimentos de insegurança e inadequação no dia a dia, acorda de uma queda acreditando que ela de repente é a mulher mais bonita e capaz do planeta. Com esta nova confiança, ela tem poderes para viver sua vida sem medo e sem falhas, mas o que acontecerá quando perceber que sua aparência nunca mudou?

Ficha técnica
Direção & Roteiro:
Abby Kohn, Marc Silverstein
Elenco: Amy Schumer, Michelle Williams, Emily Ratajkowski
Gênero: Comédia
Classificação indicativa: 12 anos