O Menino e a Garça – Mais uma obra prima de Hayao Miyazaki
Por Milly Rodrigs
Desde que anunciado, os fãs das obras de Hayao Miyazaki têm contado os dias para a chegada do filme aos cinemas. Não é pra menos né? O diretor do Studio Ghibli, tem uma lista de produções aclamadíssimas como, A viagem de Chihiro, Meu amigo Totoro, O Serviço de entregas da Kiki, O Castelo Animado e muitas outras. E agora com o lançamento de O Menino e a Garça, a lista de obras enaltecidas só vai aumentar!
Por falar em Miyazaki, O menino e a Garça marca o retorno do diretor após 10 anos e talvez, segundo rumores, esse possa ser o último trabalho do mestre que já está na casa dos seus 80 anos.
Mas vamos a um resumo da narrativa.
O Menino e a Garça traz como protagonista o menino Mahito, que perdeu a mãe em um incêndio durante os bombardeios da Segunda Guerra Mundial no Japão, e um tempo após essa tragédia, se muda junto com o seu pai para uma mansão em uma área rural do país onde tem o primeiro contato com a sua madrasta, já grávida de seu pai.
Desde os primeiros minutos da chegada à casa nova, Mahito tem a sua atenção voltada para um animal peculiar, uma garça cinzenta que voa espaçosamente por toda a propriedade.
Mahito, assim como toda criança, tem um certo receio da sua madrasta, mesmo sendo muito bem tratado por ela. É perceptível pelo seu comportamento que Mahito é uma criança reprimida emocionalmente, que evita conversas prolongadas e que também evita demonstrar seus sentimentos, guardando tudo para si e às vezes tentando pedir ajuda de maneiras inusitadas.
Em seus passeios na intenção de desbravar o terreno da sua nova casa, Mahito acaba descobrindo uma torre escondida em meio a floresta, com suas portas lacradas e aparentemente sendo o local de refúgio da Garça que havia chamado sua atenção.
Mesmo sendo alertado sobre os perigos do local pelas senhoras que trabalhavam no casarão, a curiosidade de Mahito cresce a cada dia, principalmente depois de descobrir que a Garça misteriosa falava e ainda afirmava que a sua mãe estava viva!
Em uma mistura de medo e raiva, Mahito tenta caçar o animal, mas tal plano é frustrado quando sua madrasta misteriosamente desaparece na mata. Então, junto com uma senhora serviçal do casa, Mahito acaba entrando na torre atrás da madrasta e também de explicações.
A partir desse momento, o real se mistura com o lúdico e sem esforço algum, adentramos no universo da imaginação de Miyazaki onde viajamos através de uma magia metafórica sobre o presente, o passado, a amizade, a dor, o luto e também o amadurecimento.
Importante notar que mesmo com toda a fantasia, que é uma característica das produções do diretor, ele nunca deixa de abordar os fatos históricos que marcaram o seu país.
O Menino e a Garça é um filme de animação 2D com cenários belíssimos pintados a mão, e por falar em técnica, uma curiosidade, o projeto levou cerca de 7 anos para ficar pronto! E agora o filme concorre a uma estatueta do Oscar 2024 por melhor animação, e sinceramente as chances de levar o prêmio é gigantesca.
O filme estreia oficialmente dia 22 de fevereiro e é uma ótima dica para quem ama os trabalhos do estúdio Ghibli.
Avaliação: ★★★★★