Por Michelle Roque
Um dos melhores diretores e roteiristas assina duplamente esse filme: James Wan, diretor, roteirista e produtor, de “Jogos Mortais”, “Velozes e Furioso 7”, “Sobrenatural”, “Aquaman” e “Invocação do Mal”. Só por esse nome já valeria conferir o filme, pois é premissa de algo de certa qualidade, e sem dúvidas ele entrega muito mais que o esperado.
O filme ‘Maligno’ traz o mesmo clima de Invocação do Mal com cenas extras de violência e o suspense que prende o público. Não, eles não são iguais, mas quem o ver certamente lembrará o mesmo clima de suspense. É um dos melhores filmes do gênero lançado nesse ano. E o diretor se diverte muito fazendo esse tipo de filme!
Segundo o site cinepop, em uma recente entrevista à revista EW, Wan revelou porque decidiu voltar para o terror sobrenatural, após um estrondoso sucesso no cinema mainstream e blockbuster. Para ele, existe um limite de quantos filmes de censura baixa ele é capaz de fazer, sem se sentir entediado:
“Logo depois de ‘Aquaman 1‘, eu sabia que estava pulando para ‘Aquaman 2‘ em algum momento, mas precisava fazer uma pequena pausa, precisava clarear minha paleta de filmes. Há um limite de filmes PG-13 que posso fazer sem que eu fique entediado com eles. Eu queria voltar para o tipo de filme que costumava fazer e que não faço há um tempo. As franquias ‘Invocação‘ e ‘Sobrenatural são tão fantasmagóricas e sobrenaturais e jogam em um nível diferente de terror. Sinceramente, sinto falta dos meus dias de ‘Jogos Mortais‘, de ‘Sentença de Morte‘ e de ‘Gritos Mortais‘ e queria fazer isso de novo. Eu me diverti muito fazendo esses filmes. Minha carreira meio que ditou o tipo de filme que eu deveria fazer agora. Mas eu pensei: ‘Quer saber, eu sei que estou voltando para ‘Aquaman 2‘, então por que não aproveito esta oportunidade agora?”
Na trama do filme “Maligno”, a protagonista Madison tem sonhos alucinantes e apavorantes com as pessoas sendo assassinadas. Ela percebe que está vendo cenas de assassinatos reais e que algum ser de outro mundo chamado Gabriel os coordena e mostra a ela tudo o que acontece. Para saber qual sua ligação com Gabriel, Madison terá que contar com a ajuda da polícia e investigar sobre seu passado.
“Maligno” talvez seja um dos suspenses de James Wan que mais demora a ‘engatar’ no contexto da história. Até o público entender o que acontece de alguma forma, o filme se foi pela metade. Mas depois que a história da entidade “Gabriel” vai se revelando, o filme toma uma sequência de ações e mortes que torna o longa bem peculiar, visto que as cenas de morte, sangue e violência aumentam na mesma medida em que a verdade sobre a entidade é revelada. Ou seja, o suspense e sustos prendem o espectador do começo ao fim.
O filme é perfeitamente montado dentro das mais diversas teorias e no ‘gran finale’ tudo parece tão alucinante que faz de “Maligno” uma das grandes promessas dos filmes de terror desse ano. As cenas são simples, mas de intensidade, com bons sustos até chegar a violência sanguinolenta que James Wan explora em seus filmes.
Para quem curte o gênero terror essa é uma ótima oportunidade pra conferir mais um filme do mestre James Wan!