Divertida Mente 2 é uma lição de vida! Principalmente para os adultos ansiosos – por Milly Rodrigs

Finalmente estreia nesta semana uma das animações mais aguardadas em anos! Mais precisamente, 9 anos! O filme Divertida Mente 2 chega aos cinemas brasileiros já trazendo uma enxurrada de notícias do seu sucesso de bilheteria na gringa. E não é pra menos, Divertida Mente 2 é um filme que supera as nossas expectativas.

Quando trata-se de uma sequência de um filme já consolidado é comum gerar um certo medo entre os espectadores, até porque não foi nem uma e nem duas vezes que filmes sequenciais se perderam no roteiro, deixando fãs da franquia decepcionados.

Mas pode respirar aliviado que não é isso que acontece em Divertida Mente 2.

Dessa vez o filme traz a garota Riley, no auge dos seus 13 anos de idade, adentrando a apocalíptica fase da puberdade. E é nesse momento que novas emoções começam a fazer parte da sua vida.

Além das emoções bases que já conhecemos, tais quais a Alegria, Tristeza, Medo, Raiva e Nojinho, temos também a inclusão de mais quatro moradores na mente de Riley. A Vergonha, o Tédio, a Inveja e a tão temida e aguardada Ansiedade, dublada pela sensacional Tatá Werneck, convenhamos que não poderia ser outra pessoa!

Cientificamente comprovado, um adolescente na fase da puberdade sente tudo de forma muito mais intensa e o filme passa isso de forma muito clara com o surgimento das novas emoções e com uma mesa de controle muito mais complexa com inúmeros botões e alavancas para serem operados. Tanto que um simples toque em um dos botões pode desencadear uma reação muito mais explosiva do que o imaginado.

Riley que momentos antes da puberdade estava feliz jogando hóquei com as suas melhores amigas e ouvindo sua banda favorita, tem a sua vida virada de cabeça pra baixo quando é convidada a participar de um acampamento de três dias, no qual havia a chance de ser escolhida para fazer parte do time de hóquei das garotas do ensino médio, as quais ela super admirava. E vamos ser sinceros, quem não admirava as garotas do ensino médio no tempo da escola?

E além disso, Riley ainda precisava lidar com o fato da mudança de colégio das suas duas melhores amigas. É um momento de pressão e tanto! Perfeito para colocar as novas emoções para trabalhar!

Se em Divertida Mente de 2015, foi a Tristeza quem roubou a cena, dessa vez quem faz isso é a Ansiedade, que pode ser facilmente confundida com a grande vilã da trama – não que isso não seja uma verdade. A personagem Ansiedade é uma representação lúdica de como essa emoção pode dominar completamente a nossa vida e até mesmo mudar a nossa forma de ser.

Em meio a litros de café e energético, a Ansiedade se torna a grande general da sala de controle dos sentimentos de Riley, tomando decisões duvidosas com a intenção de proteger a garota de todos os perigos, tanto do presente como principalmente do futuro.

Junto com ela temos a Inveja, representada por uma garotinha fofa e pequenina, pois vejamos, não é exatamente assim que nos sentimos quando nos comparamos com outras pessoas que julgamos maiores e melhores que nós?

A Vergonha é representada como a maior de todas, pois por vezes deixamos a vergonha e insegurança crescer e nos dominar por completo. E também temos o Tédio, típico de um adolescente que não vê muita graça em nada e passa o dia inteiro entediado mexendo no celular.

Apesar de ao todo serem agora nove emoções, o filme consegue desenvolver todos os personagens, principalmente os mais novos. Cada um tem o seu tempo de tela com grande importância na trama.

Um dos momentos mais engraçados e dinâmicos do filme é quando é acessado o cofre de emoções da Riley, onde vários personagens se encontram, misturando o 3D, 2D e até mesmo jogos do estilo 64 bits. É um dos acontecimentos mais hilários do filme!

Em contrapartida, a cena que mostra uma crise de ansiedade em Riley, é uma das mais reais e difíceis, que vai desencadear até mesmo alguns gatilhos em quem sofre com esse transtorno.

O longa Divertida Mente é um filme que vai gerar boas risadas do público infantil, mas que também vai ensinar muito para o público adulto, assim como no primeiro filme, porém dessa vez por se tratar de emoções mais complexas, Divertida Mente 2 tem muito para agregar e nos mostrar que podemos sentir de tudo um pouco, e tá tudo bem! Pois é isso que nos torna únicos e é diante desse tornado de emoções, nos quais muitas vezes nem nos reconhecemos direito, que é quando sabemos quem realmente está do nosso lado.

Divertida Mente 2 é um filme necessário para ser visto e revisto quantas vezes possível, por crianças, adolescentes e adultos.

Avaliação: ★★★★★