É gente, o ano de 2024 já está nos seus finalmentes, faltando menos de dois meses para o povo decidir se vai ter uva passa ou não na maionese, os primeiros filmes natalinos do ano começam a chegar. 

O primeiro a estrear nas telonas do cinema é o “Operação Natal”, composto por um elenco de primeira, como Dwayne Johnson “The Rock”, Chris Evans, Lucy Liu, J.K. Simmons e Kiernan Shipka, numa produção que contou com um orçamento de mais de US$ 200 milhões! 

Originalmente Operação Natal foi desenvolvido exclusivamente para o catálogo do serviço de streaming Prime Vídeo, mas após receber boas avaliações em exibições teste, o plano de lançamento foi alterado o levando diretamente aos cinemas. O que na minha opinião foi uma boa decisão. 

Além do elenco, o filme também trás tudo aquilo que buscamos em um filme natalino, emoção, magia e a clássica aventura para salvar o Natal, porém dessa vez, com bastante adrenalina! 

 

 

O filme acompanha Callum Drift (Dwayne Johnson), chefe de segurança do Papai Noel que após tantos anos protegendo Noel e toda a cidade do Natal se vê cansado e frustrado com as atitudes mesquinhas e arrogantes das pessoas que não se esforçam o mínimo para melhorar. Sendo assim, ele toma a decisão de se ausentar das suas atividades natalinas.
Porém o que ele não imaginava era que na mesma noite Papai Noel seria sequestrado, colocando em risco toda a operação de Natal. 

A partir desse momento Callum Drift fará de tudo para resgatar o bom velhinho, incluindo se unir ao maior caçador de recompensas do mundo Jack O’Malley (Chris Evans) que foi o grande responsável por revelar o esconderijo secreto do Papai Noel. 

E por falar em Papai Noel, se caso você o imagina cansado e com sobrepeso já saiba que o filme quebra esse paradigma, já que dessa vez o velhinho Noel é Nick (J. K. Simmons), um coroa enxuto que levanta fácil uns 200 quilos nos braços e tem mais energia que um adolescente de 16 anos. Apenas caiu no infortúnio de ser aprisionado pela Bruxa Gryla (Kiernan Shipka) que precisava da sua energia vital para punir todas as pessoas más e assim deixar o mundo melhor. 

O que chama a atenção no longa, além da grande dose de adrenalina é também a maneira mágica e futurista com que certas situações acontecem e acabam fazendo todo o sentido, tais como os milhões de presentes que passam por um processo de diminuição para que caibam todos no saco do Papai Noel (!!!), a cidade do Natal que é escondida dentro de uma cúpula mágica e invisível em algum lugar do Polo Norte e até mesmo brinquedos que quando acertados por um laser mágico do bracelete de Callum, ficam em tamanho real e até mesmo ganham vida! (Uau, queria muito um laser desses! kkk)

O filme também conta com Lucy Liu que é Zoe, chefe do departamento responsável por rastrear e proteger criaturas mitológicas que mesmo com pouco tempo de tela entrega uma boa personagem e nos serve alguns segundos nostálgicos em que ela parte pra briga e nos faz voltar pro tempo de As Panteras!
E não podemos deixar de mencionar a caracterização do personagem Krampus, que está simplesmente impecável! 

Mas não é só de ação e comédia que vive o filme! Operação Natal também traz uma “moral da história” bem emocionante e digna de um filme natalino que pode até mesmo tirar algumas lágrimas do público mais sensível nos minutos finais. E a pergunta que fica é, como você tem tratado a sua criança interior? 

 

Avaliação: ★★★